Prêmio Startups
Top10 Show Florestal

O Prêmio será concedido no Evento Técnico que ocorrerá em paralelo à feira Show Florestal, o Evolution – Encontro de Inovação e Tecnologias Florestais, no dia 20 de agosto de 2025, a partir das 10h40 (GMT-04:00) Horário Padrão do Amazonas – Campo Grande (horário local).

O Show Florestal reuniu em 2022, ano de sua primeira edição, 130 expositores e 7.188 visitantes, de todos os estados da Federação e de diversos países, reunindo profissionais, grandes marcas, produtos, serviços e soluções para a cadeia produtiva do eucalipto, com destaque para a forte participação de empresas com elevado interesse e recursos para alavancagem de startups.

Trata-se do segundo prêmio oferecido pela Forest Startup Conecta, uma iniciativa desenvolvida em conjunto pela Embrapa Florestas, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Grupo Malinovski, que tem como objetivo conectar startups com parceiros, investidores e clientes, de forma a viabilizar negócios no setor florestal. Em 2023, a Forest Startup Conecta promoveu, no âmbito da Expoforest, em Ribeirão Preto-SP, o Prêmio Expoforest de Startups no Setor de Plantações Florestais.

O 1° Prêmio Startups Top10 Show Florestal tem por base o regulamento do Prêmio Expoforest, com a inclusão de um momento de fala de 10 minutos para cada startup vencedora apresentar presencialmente a sua tecnologia ao público participante do evento técnico Evolution – Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais.

Objetivo

O Prêmio tem por objetivo identificar e promover a visibilidade de startups, colaborando para que soluções tecnológicas inovadoras (produtos e processos) atendam demandas e viabilizem novos negócios no setor brasileiro de base florestal associado a árvores plantadas em monocultivos e em integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), de forma a tornar as cadeias produtivas mais eficientes.

Condições
de Participação

2.1 Poderão participar startups que estejam abertas no Brasil,
com Tecnologias enquadradas em qualquer nível de maturidade TRL/MRL (Escala de maturidade tecnológica TRL/MRL – Portal Embrapa).

2.2 Os participantes deverão estar alinhados à Lei Complementar nº 182, de 1° de Junho de 2021, a qual instituiu o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador que, entre outras regras, estabelece a declaração no ato constitutivo ou alterador da empresa, a utilização de modelos de negócios
inovadores para a geração de produtos ou serviços, ou se enquadre no regime especial Inova Simples.

2.3 Não há custos para as inscrições.

2.4 O idioma aceito para inscrição é o português.

2.5 Cada startup poderá inscrever mais de uma Tecnologia.

2.6 As Tecnologias deverão envolver Áreas Técnicas da Tabela 1 deste Regulamento. Estas áreas foram definidas tendo por base a classificação de Startups do Radar AgTech Brasil (https://radaragtech.com.br), organizado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens, com ajustes para o setor de plantações florestais em monocultivo ou em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta – ILPF.

Avaliação
e Premiação

3.1 As Tecnologias serão avaliadas e selecionadas para premiação por um Comitê Técnico formado por profissionais que atuam no setor de plantações florestais, em instituições públicas e privadas.

3.2 Todas as informações submetidas ao Prêmio deverão, obrigatoriamente, estar liberadas para publicação ou divulgação, de forma integral ou parcial. Assim, não haverá acesso pela Equipe de Avaliação e pelos Organizadores do Evento a qualquer informação de caráter sigiloso.

3.3 Para avaliação serão considerados os itens: Viabilidade técnica, Diferencial da Tecnologia, Potencial de impacto técnico, econômico e social, Fase de desenvolvimento, Expectativa de prazos e Visão de futuro, conforme o formulário de inscrição.

3.4. Dez Tecnologias vencedoras receberão Troféus de reconhecimento no bloco final do Evento Técnico da Feira.

3.5 A listagem com os nomes dessas Tecnologias será divulgada pelo site da Feira até o dia 21/07/2025.

3.6 As startups responsáveis pelas dez tecnologias vencedoras serão convidadas para apresentá-las presencialmente no Evento Técnico que ocorrerá em paralelo à feira Show Florestal, de nome Evolution – Encontro de Inovação e Tecnologias Florestais, no dia 20 de agosto de 2025, à partir das 10h40 (GMT-04:00) Horário Padrão do Amazonas – Campo Grande.

3.7 Despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação não serão cobertas pela organização do Evento.

Inscrição

4.1 As inscrições para o 1º Prêmio Startups Top10 Show Florestal são gratuitas e estarão abertas no período de 10/05/2025 até 10/07/2025.

4.2 No Formulário de inscrição, a Tecnologia deverá ser descrita em uma sequência de itens apresentados no formulário, e poderá conter links para publicações em pontos específicos no website da startup, o que amplia o espaço para informações mais detalhadas sobre a Tecnologia.

4.3 O Formulário de Inscrição deverá ser salvo em PDF.

4.4 O Responsável pela Tecnologia deverá assinar eletronicamente o arquivo PDF Assinatura Eletrônica — Governo Digital (www.gov.br), com as informações inseridas no Formulário de Inscrição. O arquivo deverá ser enviado para startup@grupomalinovski.com.br

4.5 O envio do arquivo formalizará a inscrição da Tecnologia e o responsável pela mesma assumirá que nenhuma informação inserida no Formulário é de caráter sigiloso e todas poderão ser publicadas.

4.6 O envio de qualquer informação em desacordo com este Regulamento implicará em desclassificação da Tecnologia.

4.7 Qualquer negócio ou ação envolvendo startups, parceiros, investidores e clientes será de inteira responsabilidade dos mesmos.

4.8 Dúvidas com relação à inscrição poderão ser esclarecidas pelo e-mail: startup@grupomalinovski.com.br.

Áreas Técnicas

Áreas Técnicas Startups
1. Controle de pragas e doenças Startups que desenvolvam produtos destinados ao controle de pragas e doenças
2. Controle biológico e Manejo integrado de pragas Startups que desenvolvam variantes químicas e biológicas (macroscópicas ou microscópicas) voltadas ao combate de pragas e doenças por meio da substituição de agentes químicos tradicionais, bem como aquelas que desenvolvam tecnologias para a prevenção e controle de danos em plantações florestais por agentes bióticos.
3. Fertilizantes, Inoculantes e Nutrição Startups que desenvolvam novos fertilizantes, inoculantes e nutrientes, no intuito de melhorar o desenvolvimento, o crescimento e o sistema imune de plantas.
4. Genômica e Biotecnologia Startups que atuem no melhoramento genético e genômico de espécies florestais, desenvolvam tecnologia para a produção escalável de substâncias biológicas e definam novas utilizações para estas substâncias.
5. Recursos genéticos e Melhoramento Startups que atuam no campo da genética para espécies florestais, incluindo atividade de apoio ao mesmo.
6. Semente e Mudas Startups que desenvolvam métodos, processos e tecnologias na variedade de sementes e mudas, bem como nos métodos de multiplicação, germinação e distribuição destas.
7. Silvicultura de precisão Startups que desenvolvam tecnologias para melhorar a eficiência de utilização de insumos, por meio de técnicas como: Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), análise de dados com algoritmos (Big Data), geolocalização, automação e robótica.
8. Diagnóstico de imagem Startups que desenvolvam e disponibilizem plataformas e algoritmos para a identificação de padrões por meio da espectrometria.
9. Gestão de resíduos e água Startups que desenvolvam equipamentos, métodos e processos para melhorar a gestão de resíduos e água, no âmbito de plantações florestais.
10. Internet das coisas Startups que desenvolvam tecnologias ligadas a equipamentos e sensores capazes de comunicar
entre si e com a internet.
11. Máquinas e Equipamentos Startups que desenvolvam tecnologias ligadas a máquinas e equipamentos florestais.
12. Sensoriamento remoto, Diagnóstico e Monitoramento por imagens Startups que desenvolvam e disponibilizem plataformas on-line que auxiliem o produtor rural no controle, no conhecimento da propriedade a partir de imagens, radares e algoritmos para identificação de padrões.
13. Telemetria e Automação Startups que desenvolvam equipamentos e algoritmos para a captura, consolidação e automação de processos.
14. Drones, Máquinas e Equipamentos Startups que desenvolvam e disponibilizem veículos aéreos, maquinários e equipamentos para uso em plantações florestais.
15. Infraestrutura e Logística Startups que desenvolvam novos processos, métodos e tecnologias para translado de produção florestal.
16. Bioenergia e energia renovável Startups que desenvolvam novos processos, métodos e tecnologias para a produção de bioenergia e/ou energia renovável a proteção da biodiversidade.
17. Indústria 4.0 Startups que desenvolvam novos processos, métodos e tecnologias no intuito de aumentar a eficiência na utilização de recursos no setor de árvores plantadas.
18. Biodiversidade e Sustentabilidade Startups que desenvolvam e disponibilizem novos processos, métodos e tecnologias sustentáveis e/ou para a proteção e/ou uso responsável da biodiversidade ligada a plantações florestais.
19. Recursos digitais Startups que desenvolvam software, aplicativo para dispositivos móveis, web, sistemas inteligentes, bioinformática etc.
20. Manejo florestal de precisão Startups que desenvolvam tecnologias para o manejo florestal de precisão, modelagem matemática, suporte à decisão e à avaliação de riscos e impactos
21. Prevenção e controle de incêndios Startups que desenvolvam tecnologias para a prevenção e o controle de incêndios em plantações florestais
22. Produtos florestais madeireiros e não madeireiros Startups que desenvolvam tecnologias voltadas para o desenvolvimento e valorização de Produtos Florestais Madeireiros e Não Madeireiros (todos aqueles que podem ser extraídos de plantações florestais, que não seja madeira
23. Serviços ambientais Startups que atuam no desenvolvimento de soluções que tenham por base serviços ambientais, incluindo mensuração e gestão do balanço de carbono e mudanças climáticas
24. Monitoramento de mercados, Rastreabilidade e Certificação Startups que desenvolvam métodos, produtos e tecnologias que apoiem o monitoramento de mercados, a rastreabilidade e a certificação
25. Viabilização de pequenos empreendimentos florestais Startups que atuam no desenvolvimento de produtos e processos para o aumento da eficiência técnica e comercial de pequenas empresas e pequenos módulos florestais.
26. Outras Startups não contempladas nos itens anteriores, que possam gerar produtos e processos, tendo por base plantações florestais em monocultivo ou ILPF

Coordenação Técnica

Edilson de Oliveira – Embrapa Florestas

Jorge Malinovski – Malinovski

Ricardo Malinovski – Malinovski

Rodrigo Nazareno – MAPA

realização

Instituições que apoiam a forest startup conecta

ENDEREÇO

Rua Prefeito Ângelo Lopes, 1860
Curitiba – PR
CEP – 80040-252

 

​08h30 às 12h00 | 13h30 às 17h30

CONTATO

+55 (41) 3049-7888

+55 (41) 99924-3993

info@malinovski.com.br

Malinovski

Chame no WhatsApp

X

Olá, tudo bem? Envie sua mensagem no WhatsApp da Malinovski