Dias
Horas
Minutos
Segundos

Em fevereiro, celulose foi responsável por mais de 40% das exportações de MS

O estado de Mato Grosso do Sul registrou em fevereiro um superávit de US$ 997 milhões. O crescimento da balança comercial foi de 8,6% em relação ao mesmo período de 2024. Celulose e carne bonina puxam a fila dos principais produtos exportados, que no total somaram US$ 1,39 bilhão. Os números foram divulgados na Carta de Conjuntura do Setor Externo referente a fevereiro de 2025, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

 

A celulose segue como o primeiro produto da lista, representando 41,4% do total exportado. Em segundo vem a carne bovina, com 15,4%. O valor das exportações de celulose quase dobrou, com um crescimento de 97,9% na comparação anual. De acordo com a Semadesc, um dos fatores foi a alta demanda do mercado internacional, especialmente da China. O país da Ásia continua sendo o principal destino das exportações de MS.

 

O Porto de Santos é a principal rota de escoamento da produção, respondendo por 49,2% das exportações. Apesar disso, outros portos, como Paranaguá (26,1%) e São Francisco do Sul, também desempenham papel relevante na logística de exportação de Mato Grosso do Sul, contribuindo para uma rede de escoamento mais diversificada e eficiente.

 

No ranking dos municípios exportadores, Três Lagoas lidera com 27,2% do total exportado, seguido por Ribas do Rio Pardo (16,2%) e Campo Grande (7,1%).

 

 

Compartilhe

VEJA TAMBÉM