Uma rede com 70 estações meteorológicas cobrindo todo território de Mato do Grosso do Sul deve entrar em operação em breve. De acordo com o governo do estado, será possível enviar informações instantâneas sobre as variáveis do tempo e abastecer bancos de dados nacionais.
A confirmação da ampliação da rede foi feita pelo diretor nacional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Carlos Alberto Jurgilewicz, ao secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.
Vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o Inmet é parceiro do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) – este ligado à Semadesc – na utilização das estações existentes em Mato Grosso do Sul, com um instituto dividindo com o outro os dados captados nas operações locais.
Ao todo, o Cemtec conta com 42 estações próprias no estado atualmente, sendo que 19 estão sendo instaladas nesse ano em sua maioria na Bacia do Rio Paraguai, onde havia carência de cobertura. Outras nove estações serão instaladas na Bacia do Rio Paraná.
Com essa ampliação da rede, Mato Grosso do Sul ficará com uma cobertura extremamente importante, priorizando áreas que estejam sem cobertura ou que careçam de maior detalhamento de dados.
Na ocasião do encontro também foi discutida a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e o Inmet para repasse das informações coletadas pelas estações meteorológicas da rede própria ao banco de dados do Instituto, que posteriormente são sistematizadas e divulgadas pelos técnicos do Cemtec.
Participe do Show Florestal – A Feira da Indústria do Eucalipto
Data: 19 a 21 de agosto de 2025
Local: Arena Mix, Três Lagoas – MS
Saiba mais em: www.showflorestal.com.br