Criada em 2007, a Combate Serviços Florestais é uma empresa especializada no controle mecanizado de formigas cortadeiras em florestas. Adotando práticas de gestão integrada, ferramentas de georreferenciamento e análise de dados, a Combate oferece ao segmento florestal estratégias e soluções que abrangem todo o ciclo de controle das formigas, além de levar informação e tecnologia para grandes, médios e pequenos produtores.
Com presença confirmada na segunda edição do Show Florestal, a Combate vai apresentar ao público as principais soluções e tecnologias, desenvolvidas para controlar e prevenir infestações de formigas cortadeiras, insetos que podem causar danos que vão desde a desfolha até a mortalidade de toda a plantação. Para se ter ideia da importância do controle efetivo, a Embrapa estima que as infestações podem causar a mortalidade de até 70% das plantas nos primeiros 30 dias de idade no cultivo do Eucalipto.
“Nestes 18 anos de atuação, conseguimos alcançar resultados que chegam a 80% de eficiência na redução de infestações, com redução de até 60% na necessidade de controle futuro”, explica Flavio Herter, diretor comercial da Combate. “Apresentar essas soluções na cidade que hoje é a maior produtora de eucalipto do Brasil é uma grande oportunidade de boas conversas, interação com atuais clientes e com o setor de forma geral. É também uma forma de ver o quanto todo segmento tem evoluído nos últimos anos e de enxergar novas possibilidades”, acrescenta.
A feira ainda será palco para o lançamento de uma nova solução da Combate: o Mat Satt. Trata-se de uma ferramenta de monitoramento de formigas cortadeiras por maciço florestal que utiliza tecnologia de satélite para um acompanhamento contínuo. “Alguns de nossos parceiros já tiveram a oportunidade de testar o Max Satt em primeira mão. Resumidamente, essa é uma ferramenta capaz de monitorar toda sua base florestal constantemente, gerando mapas de calor das fazendas, sendo estratégico para a tomada de decisão mais ágil, precisa e segura”, finaliza Herter.